Home Ads

A culpa é de quem?

07:47:00
Não basta ter posse de bola maior, não basta finalizar mais ou ter mais escanteios, se a vitória não vir, nada disso vai adiantar. Não adianta, por que quando nos poucos momentos que o adversário tem a bola, somos vazados e na maioria das vezes, por erros individuais de algum jogador. Isso acaba minando a atuação de todo time, pois o torcedor julga de uma maneira geral (com a emoção).

Ricardo Gomes chegou ano passado, ninguém sabia como ele estava em termos técnicos, ainda com uma fala (que melhorou absurdamente) pausada, notava-se que teria dificuldades para se comunicar a beira do campo. Ano passado mesmo, percebeu-se o estilo do treinador, que jogava com Lindoso, Camacho e Arão no meio (3 volantes) em forma de losango e três atacantes, Neilton, Daniel Carvalho e Navarro. Ricardo carrega esse estilo até hoje, quando o time ganha, alguns torcedores até reclamam, mas aceitam. Quando perde, não tem perdão, as criticas vem forte.

Eu particularmente, não tenho preferência pelo esquema "A" ou esquema "B", minha preferência é pelo esquema que funcione, e esse do Ricardo Gomes só funciona se você tiver volantes que saibam jogar, que não é o caso do momento atual. Nosso atual melhor volante, quase não joga, quando joga o time melhora, mas não chega ser uma "Airton dependência", como muitos vem criando por ai.   Nossos outros 3 volantes, tem vivido maus momentos. Fernandes caiu absurdamente de produção e Lindoso e Bruno Silva, nunca foram unanimidades, mas já foram elogiados em outras ocasiões.

Apesar de achar que o Ricardo tem errado em algumas escalações e até em algumas substituições, quando ele recebeu proposta do Cruzeiro, 9 de 10 Botafoguenses queria que ele ficasse. Hoje, eu não vejo ele como maior culpado, erros individuais grosseiros estão sendo cometidos, ai vão dizer que quem escala é ele, tudo bem concordo, mas quem é unanimidade hoje no Botafogo? Um bom exemplo ontem, ele precisou tirar o Canales, a culpa é dele por ter apenas o Luis Henrique para botar em campo? Qual jogador ele está barrando que merece ser titular nesse time? Neilton? Eu não acho que ele seja unanimidade. Hoje, tem um nome no mercado, com bom custo benefício para substitui-lo?

Ricardo tem umas manias que, eu condeno muito. Uma delas é, substituir no intervalo por motivos técnicos, isso é assinar o atestado de erro na escalação, ele faz muito isso. Tem outras coisas nele que me incomoda também, mas o que eu não posso negar é que, o Botafogo apresenta padrão tático e organização na maioria das partidas. Está faltando liderança, agressividade e competência para matar os jogos. Não estou eximindo o Ricardo de culpa, mas acho que é preciso balancear as coisas.

Nossa luta é na parte de baixo, a diretoria não nos prometeu nenhum ano maravilhoso, todos sabiam que seria difícil, mas ainda sim, comparando o time do começo do ano, vejo evolução e boas condições de não ser rebaixado. Minha opinião é baseada no comportamento que o time vem apresentando, não baseada no resultado adverso. Infelizmente, o time começou o campeonato com muitos problemas e perdeu pontos preciosos, isso reflete na nossa classificação atual.

Teremos um jogo contra o Bragança no meio de semana, onde a vitória é obrigação e segunda feira teremos um jogo muito difícil em casa contra o Palmeiras, a torcida tem que lotar o estádio e fazer dele um diferencial. Esse jogo pode ser um divisor de águas muito importante, pois a vitória vai da moral para esse time, por outro lado a derrota, pode nos colocar em uma situação ainda pior na tabela e com a confiança em cheque. Espero que Leandrinho e Airton voltem e que, nosso treinador escale eles.


Para finalizar, eu te pergunto Botafoguense, quem você acha que poderia assumir o Botafogo agora? (sem excessos, pois todos nós sabemos nossa atual situação financeira) Pergunto ainda: O time titular do Ricardo Gomes, está tão longe assim do seu? Ou você está procurando alguém para "empurrar" essa culpa? Nada no futebol é unânime, tenha certeza que vai ter sempre alguém para discordar da sua opinião.

Saudações.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.